-
Arquitetos: MAT Office
- Área: 78 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena livraria é um projeto voltado para o bem-estar público que concluímos nos últimos anos. Está situada na cidade de Wanchun, no distrito de Wenjiang, em Chengdu, uma paisagem agrícola típica com comunidades suburbanas e rurais ao redor. A livraria faz parte da série "Pyramid Book House" no distrito de Wenjiang. Como parte de um plano de serviços de subsistência de alta qualidade, a "Pyramid Book House" está comprometida em disponibilizar serviços de leitura fora das bibliotecas públicas, promovendo cultura com a máxima "Não importa quão tarde seja, deixe uma luz acesa aqui para mim", e proporcionando acolhimento e reconhecimento emocional à comunidade.
A livraria é um edifício temporário situado no cinturão verde da Estrada Tuanjiequ. O projeto delineia os principais espaços destinados à leitura, exposição e lazer por meio de três formas geométricas em formato de pirâmide. O telhado alto e inclinado não apenas define a forma arquitetônica, mas também proporciona uma clarabóia brilhante para a biblioteca. Os três volumes estão interligados por um teto de vidro, criando assim uma sensação de continuidade entre o interior e o exterior por meio da experiência espacial transparente. As paredes exteriores da livraria são revestidas com telhas de madeira, utilizando materiais locais que se harmonizam com a comunidade rural e também se adequam às características tradicionais dos materiais da Planície de Chengdu.
A construção de baixo custo é um requisito fundamental para este projeto de bem-estar público, contribuindo significativamente para seus resultados arquitetônicos simples e visíveis: a livraria é toda construída com uma estrutura simples de madeira, eliminando qualquer transferência de estrutura que possa aumentar os custos. As lajes, utilizadas como vigas e pilares, não apenas compõem a estrutura principal, mas também definem os espaços interiores. O contraplacado de pinho não apenas constitui a estrutura das paredes, mas também serve como superfície decorativa para paredes e tetos internos; as telhas de madeira penduradas nas paredes não apenas protegem o pequeno edifício da erosão causada pela chuva, mas também se alinham às características ecológicas e renováveis deste edifício temporário.
A livraria rapidamente se tornou um local pitoresco à beira da estrada na vila depois de concluída. Os moradores das comunidades rurais vizinhas gradualmente se familiarizaram com este pequeno edifício que surgiu de repente. Inicialmente, ao passarem, observavam ao redor, mas logo começaram a entrar espontaneamente para explorar o seu interior. A pequena livraria também se transformou em um ponto de encontro diário na comunidade rural. É comum ver adultos desfrutando do sol, enquanto as crianças correm e brincam na grama ao redor. Nos fins de semana, alguns jovens das áreas urbanas próximas também passam por lá em busca de lazer e entretenimento. Quando a noite chega, este pequeno edifício se destaca como uma torre de livros na paisagem plana, tornando-se um farol luminoso que aquece os viajantes.